terça-feira, 5 de agosto de 2014

A importância do desenho no desenvolvimento infantil

   O desenho antes de tudo é motor. O corpo abre passagem para o conhecimento, para as descobertas. O corpo age sobre o mundo e o mundo age sobre ele. Rosseau foi o primeiro que diferenciou a criança de um adulto em miniatura, dizendo que seu mundo e suas necessidades são diferentes. Aos 7, 8 meses de idade, a criança vai perdendo o colo, ganha o chão, a possibilidade de ganhar as coisas, a liberdade de descobrir o mundo e começa a experimentar e, estas descobertas continuam na adolescência, no afronto aos pais.
   A criança pega no lápis para bater na folha ou para deslizá-lo, coloca na boca, aparecem os traços - gestos que descrevem uma trajetória, a criança olha e repete porque vê. E nesta atividade, o temperamento da criança já pode ser notado.
   A folha é o espaço de liberdade da pessoa e o desenho ajuda no desenvolvimento de uma boa escrita - algumas dificuldades de aprendizagem estão ligados a escrita. Quando crescemos, o desenho se torna aversivo para muitos e é feito enquanto objeto, embora cada um coloque suas vivências e conteúdos inconscientes nele. 
   A estética vem da própria evolução da pessoa, hoje é tudo muito pronto. A arte é uma experimentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário